segunda-feira, 9 de junho de 2008

Quando vou abandonar o ORKUT?

O que é o oRKUT?

Até a três anos atrás, ORKUT não era nada mais que um nome esquisito. Hoje, ORKUT é o site de relacionamentos mais badalado do Brasil, a sensação nacional, eu o chamaria de o 'vírus da nova era social'. Criado pelo turco Orkut Büyükkökten e lançado pelo Google em 5 de Abril de 2005, foi exatamente nesta data, nesta fatíca terça-feira (meu deus.. que dia pra fazer um lançamento de site.. terça feira!) que o Brasil foi contemplado com o futuro das políticas de relacionamento humano.

Quem trabalha com informática geralmente ouve muito o termo 'cyber espaço', mas muitos, mesmo que imersos neste conceito o tempo todo, nem sabem o que o mesmo significa. 'Cyber Espaço', segundo Carlos Alberto F. da Silva no seu artigo "A dimensão Socioespacial do Ciberespaço: Um Nota", define o mesmo dizendo que:

"O Ciberespaço é.. ..entendido como o deslocamento das relações sociais dos contextos locais de interação e sua reestruturação através de extensões indefinidas de tempo-espaço, promovido pela telemática. "


Sim, um pouco chato de entender. Mas em geral, é a tendência que a internet e os sites de relacionamento (como o ORKUT) criam fazendo com que as pessoas migrem para um ambiente diferente, virtual. Onde atitudes até então convencionais como falar pessoalmente, namorar com abraço e beijo, despedir-se com um aperto de mão e tantas outras.. sejam substituidas por atitudes que, devido as limitações do computador, não podem ser feitas da mesma forma que antes. Assim, tudo, todos os comportamentos, acabam sendo modificados e principalmente adequados ao ambiente da internet, no caso do 'cyber espaço'.

Eu, pra ser sincero, sou dependente do 'cyber espaço' para quase tudo. Desde o trabalho até contato com os meus amigos. Já considero tão natural a interação do ser humano com o ambiente virtual que não sei mais como seria o meu mundo sem o 'scrap', o 'depoimento', o 'OFF do MSN', o 'e-mail' e todas as possibilidades criadas para que o fluxo da informação se torne o mais fluido possível. Pelo o ORKUT e outros serviços similares, eu já vi brigas acontecerem, ameaças serem feitas, namoros começarem, namoros terminarem, amizades se fortalecendo, laços familiares sendo postos a prova. Já pensaram nas inúmeras possibilidades que uma identidade falsa(
o famoso 'FAKE') pode te dar.



O 'Cyber espaço', se observado com atenção, é tão similar com o mundo físico, que nele você encontra pessoas boas, ruins, bandidos, ladrões, gente querendo dinheiro, gente querendo sexo, criança, adulto, padre, cientista, tudo tudo tudo. São tantas facetas no 'cyber espaço' que ás vezes, como no mundo real, fica dificil saber separar o joio do trigo. Sempre surgem dúvidas sobre que atitudes devemos tomar para sermos condizentes com o espaço virtual em que coexistimos.

Acho que quase toda a semana, eu penso: "Vou apagar meu ORKUT hoje". Um pensamento que deve ser corriqueiro a todos. Mas, basta receber um 'scrap' que desisto do pensamento tido. É praticamente impossível viver fora do 'cyber espaço' hoje. Viver fora dele é estar absorto e alienado as várias discussões importantes para o seu círculo social. Assim, mesmo que triste por determinados acontecimentos que vejo na internet, sigo imerso neste ambiente. Pois o mesmo já faz parte de mim, dos meus amigos, da minha comunidade, da minha sociedade.

A chave provavelmente não é abandonar o ORKUT e seus similares, mas sim, saber usa-los. No entanto.. onde está o link para o manual de ajuda?

Blogged with the Flock Browser

1 Comentários - :

Adalberto Menezes disse...

Haa o tempo...

Tudo muda com o tempo!

Postar um comentário

Por favor! Comente! Pode ser qualquer coisa!