quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Como usar a sua nota do POSCOMP


Olá a todos!

Tenho falado bastante do POSCOMP aqui no blog ultimamente. Há duas semanas fiz um post comentando sobre a prova de 2008 que fiz. Quem quiser conferir pode clicar neste link.

Então! Consegui fazer apenas 27 pontos em 70, quase 39% de aproveitamento. Particularmente eu considerei a nota muito baixa e por isso fui dar uma espiada na média nacional. Para minha surpresa a mesma estava em 20 pontos, só! Em fóruns que tenho entrado pela internet e discutido, percebo que, muito provavelmente, essa média vai aumentar neste ano. Para chutar, acho que algo entre 25 e 28 pontos.

Bom, prova feita e nota dada. Como eu, muita gente deve estar agora se perguntando como utilizar a pontuação para ingressar em um programa de mestrado ou doutorado nas várias instituições brasileiras que adotaram a nota do exame em seus processos seletivos. (A lista de algumas dessas instituições pode ser conferida neste link)

Fazendo uma sondagem nos sites de algumas das escolas que estão com nome na lista pude perceber que a nota do exame é muito bem aceita. Na verdade, dizer que ela é bem aceita é pouco. A realização do exame é uma tarefa expressamente recomendada aos candidatos em praticamente todas as instituições que adotaram o POSCOMP. A nota em geral é usada como mais um parâmetro de avaliação, aliada aos já conhecidos critérios definidos por currículo, cartas de recomendação, histórico escolar, entrevistas e inglês.

Visando facilitar a vida de quem está procurando um lugar pra fazer mestrado e usar a nota, elaborei uma tabela que mostra como o POSCOMP é utilizado nas principais instituições neste ano. A tabela, claro, não está completa, são 36 instituições listadas na tabela original no site da SBC. No entanto, devem existir outras.

Abraço a todos e sucesso!

Nome
Inscrições
Programas
Modo de Uso
Até 15/10/2008
Mestrado em Ciências de computação(MCC) e
Mestrado em Matemática Computacional(MMC)
A USP aboliu o uso da sua própria prova escrita e usa somente a nota do POSCOMP no seu processo seletivo. Ainda que em casos excepcionais candidatos que não tenham prestado o
exame sejam aceitos, ela exige que para concorrer a uma bolsa institucional
o POSCOMP tenha sido feito obrigatoriamente. Depois de analisadas cartas de recomendação, pré-projeto, histórico escolar, proficiência em inglês e currículo a nota da prova é decisiva. Candidatos a MCC devem ter feito a prova completamente, candidatos a MMC devem apresentar apenas a nota da prova de matemática que compõe o exame.
De 21/10/2008 até 17/11/2008
Mestrado em Ciências da Computação e Doutorado em Ciências da Computação
O site do departamento de pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG tem um link especialmente criado para informações sobre o POSCOMP e neste eles recomendam expressamente a realização do exame. O exame avalia cartas de recomendação, currículo com foco em produção científica, histórico escolar, certificado de conclusão de algum tipo de curso de inglês(com pelo menos 60% de aproveitamento), plano de curso (Que leva em conta perfil do candidato X perfil do orientador) e como a USP, sem prova escrita. Somente nota do POSCOMP que aliada ao histórico escolar tem o peso 4, o maior entre os quesitos do processo seletivo.
Até 31/10/2008
Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação
Na UNICAMP é necessário até justificar o porque de não ter feito exame no caso do candidato querer concorrer a vaga sem ter feito a prova. Os candidatos são avaliados por vários professores do curso segundo a formação, o histórico escolar, as cartas de recomendação e, claro, a nota do POSCOMP.
De Julho a Outubro
Mestrado e Doutorado em Computação Aplicada
Após exigir currículo, histórico e plano de pesquisa (que deve ser requerido junto ao possível orientador) a página não dá muitos detalhes sobre o uso da nota do POSCOMP, mas apresenta os seguintes dizeres: “A SBC realiza todos os anos a prova POSCOMP. Os candidatos que se inscreverem para o programa de Mestrado em Computação Aplicada (CAP), são fortemente recomendados a fazerem esta prova.”
30/10/2008 a 30/11/2008
Mestrado em Ciênciaa da Computação
O artigo 1 do edital já é muito claro no processo da UFRGS dizendo que é obrigatório o candidato ter feito o POSCOMP. O candidato seleciona uma linha de pesquisa e é avaliado segundo currículo juntamente com histórico, cartas de recomendação,
disponibilidade de capacidade de orientação na linha de pesquisa pretendida,
adequação do perfil dos candidatos aos grupos de pesquisa e nota no POSCOMP. O departamento ainda diz que a “apreciação da nota obtida no POSCOMP por candidatos com formação em graduação em áreas distintas da Ciência da Computação, a Comissão de Pós-Graduação poderá, a seu critério e por recomendação de grupos de pesquisa interessados, considerar apenas um sub-conjunto das questões propostas no exame”. Ou seja, a nota é usada de uma forma ou de outra.
De 18/08/2008 a 30/09/2008
Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação
A UNIFEI utiliza para seu processo seletivo o histórico, currículo lattes, cartas de recomendação e também POSCOMP. A nota da prova aqui, no entanto, tem validade de até dois anos no máximo. O exame nessa instituição é levado muito em consideração. Sendo que é o primeiro quesito a ser avaliado no processo juntamente com currículo, seguido de uma prova interna para os classificados na primeira fase e, na sequência, uma entrevista com uma banca formada por professores do curso.

5 Comentários - :

Guilherme Corrêa disse...

Inscrições na UFRGS: de 30/10/2008 a 30/11/2008.
http://labcom.inf.ufrgs.br/ppgc/index.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=

Ciniro Nametala disse...

Consertado!

Anônimo disse...

No Rio de Janeiro:
www.ppgi.ufrj.br
www.cos.ufrj.br

Carlos disse...

Ia postar no orkut, mas a pedidos vou comentar aqui mesmo...

Gostei do resumo.. Fica bem didático..
Abs,

Carlos _ Central de Ensino

Obs: Se quer mais comentários, tire o verificador de comentários do blogguer dá raiva preencher.. no meu não uso e tenho muito pouco spam ainda assim..

clayton coutinho disse...

Ainda bem que postou aqui! pq o Orkut não existe mais!
Obrigado as informações.

Postar um comentário

Por favor! Comente! Pode ser qualquer coisa!