segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Como se livrar da ansiedade

1- Respire fundo, lenta e compassadamente pelo maior tempo que você for capaz, pois isto ajuda a desacelerar fisiologicamente o cérebro e por conseqüência a mente.

2- Entenda que quando um problema novo se configura a sua frente, a solução não esta na sua mente, não esta no seu pensamento, e sim no fato em si. Quando for possível olhe para o novo, procure entende-lo, aumente as suas informações
e o seu conhecimento sobre ele. Não busque referencias anteriores, pois isto aumentara a sua ansiedade. Se não for possível olhar para o problema (como no exemplo da entrevista) procure não pensar nele, tente distrair a sua mente com outra coisa, brigue com ela para não pensar na entrevista e em suas conseqüências.

3- Aceite a falta de controle, abra mão da prepotência da sua mente e entenda que não somos deuses superpoderosos que tudo podemos controlar. Uma parte de nossa vida tem que entregar a Deus, ao destino a sorte e... Seja o que Deus
quiser...

4- Problemas e novidades se resolvem com ação e não com pensamento, é preciso fazer o melhor que esta a nosso alcance, focado, ligado no real. O que esta além do nosso melhor esforço não podemos controlar.

5- Aceitar a possibilidade de perder, não querer ganhar a qualquer custo, pois isto acelera a mente e aumenta e muito a chance de derrota.

6- Aceite conviver com a insegurança quando ela surgir a sua frente, não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela ira embora e mais a sua mente e acalmara. Quanto mais você tentar se livrar dela, mais ela se tornara ansiedade.

7- Não se deixar enganar pela mente. Quando ela ficar buzinando internamente que o pior vai acontecer, usar a palavra mágica: " Seja o que Deus quiser...". " Foda-se..."

2 Comentários - :

Valter disse...

" Seja o que Deus quiser...". " Foda-se..."

Cara eu demorei tanto tempo pra aprender isso, mas depois resolveu metade dos meus problemas. Aliás nesse último mês de aula tenho posto em prática como nunca. Gostei do Post!

Ps: Lamentável esse "Selecionar Perfil" não funcional no Opera :P

Mariana Ribeiro Mendes disse...

Ah, sem dúvida, ligar o foda-se é a melhor solução. A parte mais difícil é que, apesar de parecer uma solução excelente e muito fácil, é deveras a mais complexa. Há sempre a resistência, depois vem a disciplina, depois você 'liga o foda-se' 'forçadamente', e num período beeeeeeeem mais a frente você liga o foda-se realmente.

Leva um bom tempo e muito disciplina. Mas também é necessário filtrar o que realmente precisa ou não ser ignorado.

Se você 'ligar o foda-se' em exagero, você acaba se desligando. Se você deixar de ligar, você acaba se fodendo (ilimitadas vezes até aprender).

Quem planta banana colhe banana!

Postar um comentário

Por favor! Comente! Pode ser qualquer coisa!