terça-feira, 12 de maio de 2009

A verdade sobre Gelol, Dorflex e Cataflan

Há exatamente três meses estava eu no total sedentarismo. Um belo dia resolvi me levantar da cadeira, tirar as mãos do teclado do computador e me movimentar. Comecei a praticar capoeira. Como qualquer outro esporte aeróbico exige muita flexibilidade, resistência muscular, resistência respiratória e agilidade. Para se conseguir fazer alguma coisa direitinho, logicamente, se faz necessário que antes dos treinos uma preparação física seja constantemente executada visando melhorar o condicionamento físico e deixando o corpo pouco a pouco preparado para a prática do esporte. No entanto, para os que não tem o costume de exercitar-se é muito comum que terríveis dores musculares sejam sentidas no inicio dos treinos. No caso da capoeira em especial, essas dores podem abranger ainda os ligamentos, as articulações e também os músculos. Setores extremamente exigidos de forma coordenada para executar complexos movimentos.

Desde que comecei, é somente agora, 90 dias depois e praticando praticamente de 3 a 4 vezes por semana em sessões de duas horas, que tenho notado que as dores começam ou a se estabilizar de forma suportável ou sumirem de determinadas áreas do corpo. Só para constar, o músculo que sentia mais dor e agora não sinto mais é o superior das pernas. Nádegas e costas também eram alvos constantes de dores, estas também já estão melhorando. É interessante que, em geral, as dores somem de um lugar (para não mais voltar) e depois aparecem em outros. Atualmente tenho sentido dores nas articulações dos ombros - resultados de treinos de capoeira angola que exige muita força no braço e, também, na virilha, aquele ligamento onde podem ocorrer facilmente distensões.

No início, frustrado que estava com meu próprio desempenho procurei através de médicos e pela internet formas de aliviar as dores para que pudesse praticar os exercícios com total desempenho. Como resultado, não encontrei muita informação de qualidade. Até achei bons sites que falavam de exercícios físicos e tal. Mas foi da boca do povo que me foram recomendados três medicamentos: Gelol, Dorflex e Cataflan (este último entrou na dança por sorte). Quero deixar aqui a minha impressão sobre os três e quais resultados efetivos eles proporcionaram no meu organismo.

Inicialmente é importante ressaltar que dores musculares passam de fato com o tempo e constante prática do exercício, não vou explicar esse mecanismo aqui mesmo porque estou longe de ser um estudioso da área. Só estou fazendo um relato pessoal mesmo.

Então vamos lá!

GELOL (Ácido Salicílico, Alecrim, Alfazema e Terebintina):
Quem nunca num domingo ouviu o pé no saco do Faustão dizer o clássico slogan: "Caiu, bateu, levou uma cacetada? Passa Gelol que passa!".
Pois é, o Gelol é encontrado facilmente em farmácias em versões pomada e aerosol. Tem como objetivo aliviar dores musculares através de uma sensação de calor que passa somado a efeitos anti-inflamatórios. É muito indicado para nevralgias, distensões e alívio dessas dores. No meu caso usei já o aerosol que, apesar de se mais caro e render bem menos é extremamente prático. Dá pra levar pros treinos e aplicar na hora. A pomada rende pra caramba, mas em contrapartida, meleca a mão, o lugar de aplicação e demora um pouco mais pra fazer efeito.

No meu caso, percebi que o Gelol pra mim faz mais efeito antes da prática do esporte. A aplicação dele impede que eu sinta dores durante o exercício um determinado tempo. Logicamente não é nada recomendável. Esse fator anestésico explica tudo. Resumindo, o Gelol é muito bom e virou meu companheiro hehehe.. mas procuro usar ele com moderação.
Custo: Em média 6 reais a pomada e 15 reais o genérico em aerosol.

DORFLEX (Citrato de Orfenadrina 35 mg, Dipirona Sódica 300 mg, Cafeína Anidra 50 mg):
Esse aqui no início é santo! Você pode estar todo moído, se nunca tiver tomado um Dorflex, vai se impressionar com o efeito. É um poderoso analgésico e relaxante muscular. As dores dentro de 30 minutos de fato somem! No entanto, não se iluda. É comum encontrar pessoas viciadas neste medicamento, tomam ele para pequenos cortes até dores de cabeça. O que é errado, pois o Dorflex também perde o efeito se usado constantemente. No meu caso, nesses 90 dias de exercícios tomei duas cartelas :o

Em geral ele me ajudou muito nas dores musculares. Mas essas com prática constante acabaram por passar. Com paciência você acaba por dispensar o Dorflex. Como disse, no ínicio me ajudou muito, mas agora não faz o mesmo efeito. É importante dizer que praticar esporte sobre o efeito do Dorflex é sentença para mais dores no dia seguinte. Se você está dolorido, toma o remédio e treina. Prepara-se para sentir mais dores ainda amanhã pela manhã.
Custo: Cartela com 20 comprimidos em média 5 reais.

CATAFLAN (Diclofenaco dietilamonio):
Medicamento que pra começar está envolto em notícias e lendas. Lembram-se dos estudos não conclusivos que foram notícia sobre o fato de que possivelmente Cataflan aumenta o risco de infarto e morte súbita em até 40%?

Pois é, aliado a isso, é fato que esse remédio pode causar ulcerações e dores no estômago. Inclusive, médicos e bula recomendam fortemente que o mesmo seja ingerido com barriga cheia e preferencialmente acompanhado de um copo de leite. Contra indicações e efeitos colaterais a parte, o Cataflan se mostra um poderosíssimo analgésico e anti-inflamatório, sem falar das suas propriedades anti-piréticas. É muito recomendado em caso de torções e contusões para aliviar as dores. Tomei uma cartela a um tempo pois estava com uma contusão nas costelas, o alívio é imediato, mas ele de fato não recupera áreas afetadas. Neste caso funciona como um Dorflex turbinado e mais perigoso.
Custo: Cartela do genérico com 20 comprimidos em média 5 reais.
É claro que vou terminar esse post falando que qualquer medicamento deve ser tomado apenas sob prescrição médica e que nem esses nem outros devem ser tomados sem acompanhamento. O intuito aqui foi deixar o resultado da ação desses produtos no meu organismo com o objetivo de aliviar minhas dores musculares. São somente um punhado de informações que busquei há um tempo e não encontrava em lugar nenhum. No mais, se for usar, faça uso responsável.

26 Comentários - :

Faz Parte do Meu Show disse...

Olá..Ciniro
Meu nome é Tatiane, sou Prof° de Ed. Física...entrei na internet para pesquisar sobre estes relaxantes musculares e vi o que vc escreveu no seu blog a respeito dos mesmos....
Mas queria te explicar um pouco sobre as famosas dores musculares após o treinamento....Estás dores são chamadas de Microtraumas Adaptativos, quando você faz um treino muito pessado, lesiona fibras musculares que gera está dor que é localizada....É como vc falou no começo dói bastante dpois vai melhorando é aonde os seus musculos vai se adaptando com o treinamento...
Agora vem uma questão importante se vc faz um treino para aumentar massa muscular, não se deve tomar estes relaxantes musculares, pq como vc lesiono as fibras musculares elas estão inflamadas...tomando o rémedio vc vai interromper o processo de recomposição da fibra que vai gera mais resistência muscular e aumento da massa....
Para não interromper este processo não deve tomar relaxante muscular, a pessoa que começa a práticar atividade física e sente estás "dores" tem que fazer uma boa alimentação para ajudar as fibras se regenerar...É claro que este incomodo muscular dura uns 3 dias...e vai amenisando conforme os dias de treinamento..
Agora se a dor persistir é interessante procurar um médico...

Se quiser saber mais sobre o assunto me mande um e-mail...tatyylene@gmail.com

Abraços...

Rodrigo Rosa disse...

Oi:

Bom (e ÚTIL!) esta descrição sobre o famoso/antigo Gelol...
Só não sabia que o GENÉRICO ERA MAIS CARO! Porém o que importa é que FUNCIONE/RESOLVA...
Aproveito o espaço aqui e dou umas dicas para quem dores articulares/e em partes que tenham a ver - colocar coisas quentes ou frias na área afetada; não resolve só que alivia: tenho um problema nos pés chamado VALGISMO e há algum tempo tenho dores nestes, e quando coloco tais coisas melhora bastante.
Outras coisas que ajudam; soa até engraçado/fora de esquadro - passar DESODORANTE ROLL-ON (ou PASTA DE DENTE!) que tenham aromas/gostos fortes... Pelo menos comigo dá algum resultado.
CAMINHAR NA AREIA é ótimo também, fiz isso algumas vezes: bom mesmo.
O ideal seria procurar um ORTOPEDISTA para saber o que se tem e se informar das devidas soluções.

Abraço,
Rodrigo O. Rosa

Dannie Magalhães disse...

Cheguei neste post porque estou há mais de 5 anos sem jogar vôlei (e sem exercício algum) e passei a tarde da última segunda jogando por mais de 3h. Resultado: fiquei de cama a terça-feira inteira e hoje foi uma dificuldade levantar da cama. Estou sentindo dores absurdas, principalmente nas pernas.

Fico na dúvida se devo relaxar meus músculos até parar de doer ou se devo continuar a praticar exercícios (de forma leve) para que meu corpo continue acostumado.

Em tempo: de hoje não passa. Preciso comprar um Gelol!! rsrs

SOROBO disse...

Vai aqui minha contribuição com 7.0 Prof. Ed. Física, Preparador F´´isico e muitas outras coisas como especialista em WATSU MODERNO a salvação de todas as dores, dificil é achar uma piscina aquecida a 32ºC e a água tratada mais potável que a própria para beber, pois ira fazer exercícios dentro dela.
O moderno é que vc se estabiliza e se equilibra deitado sobre a superficie d'água, sustentado por flutuadores espagueti e outros se necessário outros flutuadores sem interferência passa a realizar exercícios tonificantes para todo o corpo e principalmente para as localizações doloridas. Acalma o stress, melhora a circulação sanguinea, aumenta a oxigenação muscular. De tudo que falou e não funciona o WATSU É A SALVAÇÃO.
WATSU WATER=ÁGUA + SHIATSU TERAPIA DO CAMINHOP ENERGÉTICO.sorobo@bol.com.br

Manoel F. disse...

Coloque gelo somente encima do músculo, tome cuidado com a sua pele, use um papel ou pano bem fino para protege-la evitando queimaduras pelo frio do gelo. O tempo de aplicação pode ser inicialmente de 15 minutos e podendo chegar a 20. Faça intervalos entre as aplicações
Procure fazer os alongamentos corretamente. Use de bom senso e tenha calma, pois o resultado vem com o tempo, pois isso e fisiológico.
Lembrando que levantar cargas sem conhecimento em uma academia de musculação você pode estar lesionando sua coluna, podendo chegar a quadro de hernia ou uma simples tendinite do manguito rotador da articulação glenoidal. Fazer uso de medicamentos para o sistma muscular sem ter lesão e errado.

Pedro Paulo Luciano disse...

Alem de tudo isso, voce tambem pode ser escritor. Escreve e se comunica bem. Que tal uma faculdade de jornalismo. Voce é bom em comunicaçao.

Jose pinçaralhas disse...

esse gelol é uma merda! eu aconselho o meu amigo a tomar um bom copo de vinho português e vais ver que todas as dores te vão passar, incluindo as dores de corno. portanto toma um bom vinho e seja feliz!

Anônimo disse...

legal

Anônimo disse...

Faço caminhadas mais longas e uso água gelada (não com gelo) quando os meus pés pedem socorro. Funciona muito bem!

Unknown disse...

Pra mim esses medicamentos nenhum resolvem e não posso usar nenhum anti inflamatório nem relaxante musculares são venenos para que. tem problemas respiratórios como asma por exemplo. O jeito é conviver com dores.

Unknown disse...

Pra mim esses medicamentos nenhum resolvem e não posso usar nenhum anti inflamatório nem relaxante musculares são venenos para que. tem problemas respiratórios como asma por exemplo. O jeito é conviver com dores.

sheyla disse...

A professora de educação física falou treino passado. Gente olhem o português

sheyla disse...

A professora de educação física falou treino passado. Gente olhem o português

sheyla disse...

Treino pessado e ainda frisou formada em educação física.

sheyla disse...

Lesionou e não lesiono

sheyla disse...

Treino pesado ou treino forte

sheyla disse...

Entro na piscina e fico no macarrão fazendo movimentos de alongamentos é muito bom antes de dormir

sheyla disse...

Entro na piscina e fico no macarrão fazendo movimentos de alongamentos é muito bom antes de dormir

Unknown disse...

Puts!!!

Vc é chatinha pra kcte.

MARU disse...

Puts!!!

Vc é chatinha pra kcte.

Ricardo Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Rocha disse...

Como se você não cometesse erros. O pior analfabeto é aquele que procura erros nos outros e não olha pra si mesmo. Gostei das informações prestadas pela professora de educação física. Aprendi bastante. Abraços.

Ricardo Rocha disse...

Como se você não cometesse erros. O pior analfabeto é aquele que procura erros nos outros e não olha pra si mesmo. Gostei das informações prestadas pela professora de educação física. Aprendi bastante. Abraços.

Anônimo disse...

E vc nem o uso da vírgula faz. Ela é professora de educação física e não de gramática!

Postar um comentário

Por favor! Comente! Pode ser qualquer coisa!