quarta-feira, 29 de julho de 2009

Capoeira Angola é Arte

Há uns três meses atrás andei fazendo aqui alguns posts sobre a capoeira. Esse mês venho aqui postar um vídeo no qual pode-se ver eu jogando com um amigo. O estilo de capoeira ai apresentado é a do capoeira de angola. Um estilo que dificilmente é entendido pelo leigo, mesmo porque já é de difícil compreensão pra quem o estuda :0
A capoeira de angola é um jogo muito tradicional e de muita complexidade. É quase mágico quando você começa a perceber que a estratégia, o jogo, a inteligência são fatores fundamentais para desenvolver um jogo. Existem hoje muitos estudos acerca do tema, dissertações de mestrado e teses de doutorado inclusive. Dentre essas, muitas comparam a dinâmica do jogo de capoeira angola a uma partida de xadrez. Eu particularmente gosto muito mais de duas definições dadas por grandes mestres que apresento a seguir:

Angola:

"Capoeira é um diálogo de corpos, eu venço quando o meu parceiro não tem mais respostas para as minhas perguntas" - Mestre Moraes. O jogo da Capoeira na forma amistosa, ou seja, na roda é verdadeiramente um diálogo de corpos. Dois capoeiristas se benzem ao pé do Berimbau e iniciam um lento balé de perguntas e respostas corporais.

Malícia:

"Elemento básico da Capoeira Angola, a malícia ou mandinga a torna ainda mais perigosa. Essa malandragem que faz que vai e não vai, retira-se e volta rapidamente; essa ginga de corpo que engana o adversário, faz o diferencial da Capoeira em relação às outras artes marciais. Essa é uma característica que não se aprende apenas treinando é necessário participar e, naturalmente, absorver.
"

Segue abaixo o vídeo do qual falei. Neste jogo joga-se eu e meu caríssimo Mudinho. A roda foi realizada no dia 22 de Julho de 2009 na praça Coronel Torres na cidade de Bambuí, Minas Gerais. Foi feita em homenagem aos 10 anos de ausência do prof. Dedé pelo Grupo Filhos de N´zambi. Na orquestra tocando berimbau o professor Kiko e monitor Tio, além do professor Enilson do grupo Arte e Liberdade.


0 Comentários - :

Postar um comentário

Por favor! Comente! Pode ser qualquer coisa!