domingo, 20 de dezembro de 2009

Eu, a cozinha e CENTRUM


Quantas horas você perde por dia com o ato de se alimentar?
2 horas, 3 horas..?
Qual sua disposição para cozinhar feijão? Afogar arroz? Cortar, temperar e cozinhar uma carne?

Qual a sensação de lavar a louça depois do almoço?

Pois bem, eu realmente nunca gostei muito do ambiente da cozinha. Desde sempre comento com as pessoas a falta que faz um mecanismo eficiente que substitua o ato de comer. Para solteiros que moram sozinhos então o ato de preparar os alimentos, na maioria dos casos, é considerado por muitos trabalhoso e chato. E claro, eu me enquadro nesse time.

Apesar de saber fazer um arroz, um bom macarrão e até fritar ovos. Eu, até hoje, não tenho a mínima ideia de como fazer carne, feijão, batatas, abóbora e tantas outras coisas básicas. Outro dia por exemplo, estava vendo um filme qual se passava num parque de diversões repleto de barracas de pipoca. O menino do filme comprava um saco de pipocas coloridas e comia feliz. Então pensei "Que vontade de comer pipoca doce! Deve ser fácil de fazer!"

E assim, lá fui eu pro fogão! Coloquei a panela, coloquei o óleo, achei aquele saco de milho de pipoca que estava guardado a séculos (Depois que comprei o micro ondas só rola pipoca de micro ondas aqui), coloquei o milho no fogo e misturei um pouco de açúcar. Voltei a TV! Alguns estouros depois fui a cozinha para chorar... Ao chegar lá o chão estava repleto de pipocas pretas que cobertas por uma gosma marrom lambrecavam tudo! A panela dava medo! O fogão dava medo! Resultado: 1 hora limpando toda a bagunça.
Com a tecnologia que temos hoje me pergunto: O que estão

fazendo os engenheiros de alimentos e os tecnólogos em processamento de alimentos?

Já se faz necessário há muito tempo algo como uma pílula que ao ser ingerida provenha além da sensação de satisfação, todas a vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e etc. Imagine você, que maravilha, nunca mais precisando comer! Você pedindo licença em uma reunião como que quem vai ao banheiro dizendo: "Com licença senhores só vou até ali almoçar!". Cinco minutos depois está de volta! E todos na reunião respondem: "Que ótimo que você tem essas pílulas Sr. Ciniro, estaríamos perdidos sem você aqui."

O ruim é que estas pílulas ainda não existem. Ou pelo menos pré-suponho que não. Há quatro meses percebi que estava tendo problemas recorrentes que não me ocorriam quando estava em períodos de férias em casa me alimentando bem. Sensações como cansaço, dores de cabeça leves, sono, memória debilitada e até raciocínio lento. Consultando um médico nutricionista e fazendo exames, fiquei sabendo que eu estava comendo mal. Resultado da correria aqui na cidade grande.

Bem, vocês não tem noção de quanta variedade é preciso comer todos os dias para se ter uma alimentação que os nutricionistas consideram como "saudável". É necessário dinheiro para manter uma alimentação de alto nível, é necessário paciência para comprar, preparar e comer esses alimentos. É desgastante se alimentar bem!

Assim, recomendaram-me outro caminho. Tomar um famoso complemento alimentar chamado CENTRUM [www.centrum.com]. É uma fórmula canadense que tem sido desenvolvida e aprimorada há mais de 15 anos. O objetivo do CENTRUM não é dar de mão beijada ao corpo tudo que ele precisa. Ele estimula o seu organismo a extrair o melhor dos alimentos que você já ingere e suprir o que falta de forma dinâmica. Assim ele contém diversos elementos importantes que compõe uma alimentação saudável. Como é dito no slogan do produto "De A a Zinco". Mas isso aqui é a propaganda do produto, não são minhas palavras. Certamente eles escrevem pensando em lucros. Os efeitos em mim eu falo a seguir.

Não é um produto muito barato. Para um tratamento de 3 meses (uma pílula por dia) o custo é de em média 130 reais. Você ingere uma pílula após o almoço. Há 90 dias tenho tomado o produto e confesso que percebi mudanças. Inicialmente alguns dos sintomas que citei sumiram. Além disso percebi também que tive uma melhora na memória, no raciocínio, na percepção e no reflexo. Estava a 60 dias sem praticar capoeira. Quando voltei imaginei que teria várias dores pelo corpo após os primeiros treinos, e depois de voltar a praticar as dores não foram tão grandes assim. Outra coisa que percebi é um leve aumento da disposição. Em geral, acordava cansado. Sensação de necessidade de mais sono. Isso passou logo na primeira semana e achei dentre todos este, o melhor benefício. Mas não posso dizer ao certo se isso tudo são apenas impressões ou efeitos de fato. Os fatores que mudam nossa percepção do corpo são inúmeros.



Apesar dos efeitos benéficos, percebi também vários efeitos não tão bons. Nos primeiros 15 dias tive muita insônia. Eu que em geral tinha muita facilidade pra dormir passei a ter dificuldades. Esse problema passou com o tempo. Também fiquei mais suscetível a irritabilidade. Acho que o produto funciona como um estimulante e assim, acabei percebendo que pequenas coisas passaram a me deixar furioso, principalmente após o almoço, quando tomo o produto. Outro ponto a destacar é o que ocorreu quando interrompi o tratamento para fins de teste. Após dois dias sem tomar o produto e me alimentando bem senti que estava meio sonolento e irritado.

Concluindo, ainda fico a procura da pílula que substitua a boa alimentação. Até lá existem outros caminhos auxiliares. O CENTRUM no caso é um deles. Como mostrei, para o meu organismo em específico, alguns benefícios muito interessantes foram notados junto a alguns efeitos colaterais. Para mim, colocando numa balança, considero que vale muito a pena o investimento, existem muito mais vantagens! No entanto, não vá fazer nada sem consultar um médico antes.

Enquanto isso, não faça como eu, preocupe-se mais em aprender a cozinhar uma boa lasanha e não ter preguiça de lavar a travessa no final.

7 Comentários - :

Augusto Namitala disse...

Sobre alimentação, acho que se eu fosse num nutricionista mandariam me internar na hora.
Seria o máximo tomar pílulas com tudo que o corpo precisa, e ter que alimentar só por prazer mesmo, acho que se criarem umas piluas dessas, não comeria verduras nunca mais.

lukaspalmeiras84 disse...

Taí! Gostei!

selma disse...

voce disse tudo, gostei muito.........

Mario disse...

Insonia!! Ficar bravo!! Está acontecendo tudo isto comigo!! Vou parar de tomar

grace lobo disse...

irritada eu já sou de natureza,agora a disposição to esperando até hj...ja tomo há 1 mês...demora a fzr efeito assim?

grace lobo disse...

irritada eu já sou de natureza,agora a disposição to esperando até hj...ja tomo há 1 mês...demora a fzr efeito assim?

anahelcias disse...

Eu parei de tomar Centrum porque estava sentindo irritabilidade, cansaço, insônia, seios doloridos, minha menstruação ficou irregular e eu estava me sentindo inchada. Pra mim não foi bom, tomei 40 dias, porém, me senti bem melhor quando parei de tomar esta vitamina.

Postar um comentário

Por favor! Comente! Pode ser qualquer coisa!