domingo, 7 de fevereiro de 2010

Master Chicken 1.0 - Um aplicativo EXCEL para manejo avícola

Uau, que sensação estranha! Passei tanto tempo sem postar no CINIRONET que estou até estranhando a sensação de estar aqui mais uma vez enviando a vocês minhas palavras e idéias inúteis. Bem, como isso não vem ao caso agora vamos continuar :)

Pessoal, pra quem não sabe eu, com muito orgulho, sou um técnologo em análise e desenvolvimento de sistemas. Me formei no antigo CEFET-Bambuí, atual Instituto Federal Minas Gerais - IFMG. Nesse curso aprendi a fazer várias coisas interessantes com um computador:

  • Mandar emails
  • Trocar o papel de parede
  • Click
  • Double Click (desculpe IT Crowd - não resisti a piada)
  • Malabarismo com teclados (Não queiram ver isso)

E dentre estas coisas interessantes aprendi também a gostar de programar softwares, desenvolver programas de computador. Deixemos de lado aquela velha e péssima piadinha do "Nossa Ciniro... então você é um garoto de programa? HA-HA!"

Gosto de falar que não aprendi a desenvolver software e sim "a gostar de desenvolver software", pois essa é uma atividade que considero já ter nascido sabendo, um dom. Desculpem a modéstia, mas uma das coisas das quais mais me orgulho são dos códigos-fonte que produzo. Costumo dizer para os amigos inclusive que, em geral, eu não escrevo código, escrevo poesia algorítmica. E isso já serve para vocês terem uma pequena idéia da qualidade dos meus softwares e da minha prepotência quanto ao trabalho desempenhado. Pena que já estou há algum tempo parado no ofício de programador.

Não estando eu aqui hoje para me vangloriar venho até vocês então dar uma boa notícia. Resolvi dispor ao longo de alguns posts todo o trabalho acadêmico legal que desenvolvi nos anos de faculdade. Esse trabalho acadêmico se trata de todos os pequenos projetos de softwares (ou grandes ás vezes) que precisei produzir como trabalho nas disciplinas do curso. 

Vou começar hoje dispondo para download um aplicativo que desenvolvi logo no primeiro semestre: o MASTER CHICKEN 1.0 - Um aplicativo EXCEL para manejo avícola!



O MASTER CHICKEN tem uma história interessante, além de é claro, um belo nome de produto vendido naquelas propagandas do grupo imagem e teleshop (iogurteira toptherm, grill george foreman, furadeira superdrill). No primeiro semestre aprendemos lógica de programação usando a linguagem pascal. Eu achava legalzinho e tals mas estava na época mesmo era afim de ver uns botõezinhos (se é que me entendem em duplo sentido rsrs). Então, não satisfeito com a terrível telinha azul do nosso querido amigo Turbo Pascal me dediquei a ler um livro que mudou minha vida na sequencia do Curso: Visual Basic 5.0 - A bíblia.
Andava com aquele tijolo para todo lado. E acreditem ou não tive sim a paciência de ler o mesmo de cabo a rabo.

Na ocasião eu sabia muito pouco o que era uma IDE de programação (como o Visual Basic) mas acabei descobrindo através de um site que existia "VB no Excel". Isso me deixou muito feliz e assim, comecei a fazer todos os exercícios do livros entrando no Excel e pressionando o clássico atalho: ALT + F11!

Eu logicamente estava programando em VBA - Visual Basic Applications, mas não sabia! Aos poucos percebia que estavam aparecendo algumas diferenças entre o livro e o resultado dos exercícios, e claro, metido que sempre fui acabava por culpar o autor: "Esse cara não sabe de nada!"

Lembro-me de produzir iniciamente para fins de exercício uma urna eletrônica na qual meus amigos eram candidatos a prefeitura da pequena, querida e linda cidade de Medeiros. Após o sucesso nesta empreitada levei com facilidade o restante do curso no que tangia a produção de aplicativos em Delphi, Lazarus, .NET e similares. Ou seja, quando puderem leiam um livro desses, o resto é praticamente igual, o que muda é a sua paciência e talento para lhe dar com a tarefa de produzir software.

Desviei o assunto mas enfim, um dos trabalhos pedidos na disciplina de Algoritmo era a produção de um software para um setor industrial do CEFET. Lembro-me que o meu grupo pegou o setor de Avicultura. Lá se tinha uns criadouros de galinhas. O nosso programa deveria fazer a gestão da produção de ovos de toda essa galerinha ai! Pois bem, foi dessa idéia que surgiu o aqui disposto então: MASTER CHICKEN 1.0! Qual eu programei!

Na época aproveitei o ensejo dos estudos oportunos para desenvolver o mesmo todinho no Excel. Linguagem de programação, visual nas planilhas dinâmicas e banco de dados feito direto nas planilhas (essa parte é muito interessante). Então, espero que quem o baixar utilize para testar, aprimorar os códigos produzidos e aprender também. Libero esse sistema na esperança também que administradores, engenheiros de produção, contadores e outros metidos a "NOSSA MINHA PLANILHA DE EXCEL É DEMAIS" vejam que o Excel pode ir muito, mas muito mais longe do que a sua mente diminuta de mortal dos cálculos financeiros poderia supor!

O link para download segue abaixo, abraço a todos!

MASTER CHICKEN DOWNLOAD

1 Comentários - :

EDILSON Jr. disse...

O Master Chicken 1.0 naum vai
chegar nem perto do Queijox 1.0

kkkk!!!

Postar um comentário

Por favor! Comente! Pode ser qualquer coisa!