terça-feira, 18 de maio de 2010

Certificação ITIL? Aprenda como passar de primeira!

Muitos sabem que numa entrevista de emprego para um cargo da área de computação em empresa privada, não é tão incomum que seu entrevistador muitas das vezes esteja se lixando para o fato de você ter porventura doutorado nisso, mestrado naquilo, artigo científico tal, projeto de iniciação científica tal ou até pós-doutorado no escambal que for... O pessoal da computação comercial não dá tanto valor nisso! Depois de experiência na área, o que eles gostam mesmo é de um "diplominha porreta" chamado CERTIFICAÇÃO.

Pra quem desconhece o termo, a certificação nada mais é que uma prova sobre determinada tecnologia, produto ou prática que, em geral, aplicada é pela empresa que desenvolve e mantém no mercado essa tecnologia, produto ou prática. O indivíduo que essa prova faz (e obtém boa nota) recebe uma "certificação". O que no mercado dá evidências de que o profissional possui conhecimentos práticos e teóricos para trabalhar com a tecnologia, produto ou prática qual ele executou o teste.

Difícil de entender? Bom, vá fazer computação então e me poupe de explicar isso... esse post é sobre ITIL!

Recentemente consegui tirar minha primeira certificação. Estudei da forma certa, fiz a prova e hoje já possuo a primeira e mais simples, porém não tão fácil assim, certificação da família ITIL.

Clássico atendente do suporte

O ITIL é uma biblioteca de boas práticas para a prestação de serviços em Tecnologia da Informação. Na essência o ITIL é toda uma teoria descrita em 5 livros escritos por técnicos desocupados da área de infra-estrutura e, provavelmente, um mentor chato da área de gerência de projetos. Cada livro contém toda uma literatura que descreve como elaborar, implantar e prestar um serviço de TI com qualidade. Dividido em etapas: Estratégia, desenho, transição, operação e melhoria continuada o ITIL descreve em cada um destes temas tudo que uma empresa (que tenha certo nível de maturidade e estrutura) precisa fazer para acabar com aquela palhaçada constante nas áreas de TI de muitas empresas:

Cliente: Alô? É do suporte?
Suporte: Pufff... hã... Sim é do suporte?     [olha para o cara do lado e diz baixo: Claro que é! Dããrr]
Cliente: Meu computador está com problema...
Suporte: Sei. Que bom pra você. [cara de ódio já!]
Cliente: Ele não abre a internet. Acho que quebrei minha internet!
Suporte: Filho, como você quebrou a internet?

Pra descontrair vejam essa piada didática-ilustrativa.

Daí pra frente vocês já sabem né?

Aplicando toda a teoria que o ITIL provê, a área de TI tende a se profissionalizar e assim espera-se que os serviços sejam prestados com maior qualidade. Diferente deste formato esdrúxulo, primitivo e jumêntico qual estamos acostumados a receber serviços hoje por aí. (vide SAC da Oi e/ou Atendimento na C&A sem porte do bendito cartão C&A)

Dai você me pergunta: Pra que fazer essa certificação Ciniro?
E eu lhe respondo:

ITIL é um conjunto de boas práticas para a prestação de serviços

1º - Primeiramente, o certificado ajuda você a apresentar evidências de que é um profissional com competência e potencial para implementar práticas de real interesse no mercado de TI, como diminuição de custos e aumento da qualidade na prestação de serviços..
2º - Um consultor ITIL hoje presta consultoria no mercado cobrando uma média de 170 reais a hora (valor estimado por mim mais ou menos aqui na época que escrevi esse texto - não confiem muito).
3º - A certificação ITIL não expira! (nem transpira)
4º - O conhecimento em ITIL é altamente aplicável, prático e de resultados rápidos. Muito reconhecido no mercado. Um excelente UP no currículo!
5º - Não é uma certificação em linguagem de programação ou banco de dados! Em outras palavras você estará habilitado a se sentir superior perante o departamento onde estão lotados os programadores. kkkkkk :)
6º - Por fim, sim, ter uma certificação é muito legal! Aquele papelzinho brilhante com seu nome impresso é incrível!

Bom, além de tudo isso, o melhor é que não existe segredo algum em tirar essa certificação. O que existem são passos a seguir. Se os fizer: Batata! Você será certificado. Então vamos lá!

A ITIL é composta de várias provas de certificação. A primeira obrigatória é a Foundations. Fazendo esta prova (e passando) o indivíduo ganha 2 pontos e estará habilitado a ir para a segunda etapa. 

Na segunda etapa ele poderá escolher dentre vários conteúdos modulares quais mais lhe interessar. Em geral cada módulo se especializa em um ramo da ITIL. Fazendo a prova destes módulos (e passando) o indivíduo acumula de 3 a 4 pontos na sua "carteira ITIL de pontos". Existem hoje no mercado 8 treinamentos da segunda etapa. Ao fazer a primeira prova e realizar algumas das provas modulares, se a pessoa somar um total de 17 pontos ela estará habilitada a ir para a terceira e última etapa. 

Nesta terceira etapa ela realizará apenas um treinamento final para obter mais 5 pontos. Por fim, somando 22 pontos a certificação conseguida é a famosa "ITIL Expert". Último nível. Não existem mais que 2 mil certificados neste nível hoje no mundo todo (leve em conta mais uma vez a data em que esse texto foi escrito!). [entenda todo o fluxo de provas através deste diagrama]

Bom, e pra começar?
Como conseguir de primeira a ITIL Foundations?

Inicialmente eu recomendo seguir a risca os passos a seguir. Foi assim que fiz, assim que passei na prova de primeira e considero que não tem erro. As etapas são:
1 - Marque data de treinamento com uma empresa de treinamentos reconhecida 
(custo médio do treinamento: 350 reais).
2 - Faça o treinamento.
3 - Marque a data da prova de certificação com a mesma empresa de treinamento
(custo médio da prova: 250, 300 reais - depende do dólar).
4 - Faça a prova.
5 - Seja feliz com sua certificação ITIL.

Profissional sem certificação ITIL

Profissional COM certificação ITIL

Algumas dicas que ajudam:

FAÇA TREINAMENTO PREPARATÓRIO: Digite no Google "treinamento itil foundations", escolha uma empresa, pegue o telefone e ligue! Agende lugar, data e hora para fazer o ITIL EXAM PREP. Esse treinamento em geral tem 16 horas, custa cerca de 350 reais. É ministrado em um sábado e um domingo e você vê TODO o conteúdo (fundamentos) da biblioteca ITIL. Vale a pena! Antes desse treinamento eu não sabia bem o que era o ITIL. Quando sai de lá e depois de uns dias estudando eu estava quase dando aula sobre o assunto! (obs: Fiz o treinamento pela empresa Trainning - O curso e custo são bons mas os atendentes são péssimos)

MARQUE A PROVA ATÉ 15 DIAS APÓS O CURSO: Meu amigo não vá achar que ITIL é pouco conteúdo. É muita coisa! Se você fizer o curso e deixar pra fazer a prova 4 meses depois, sinto muito, suas chances de passar vão diminuir bastante. (obs: Eu fiz a prova 13 dias depois do treinamento)

LEIA A APOSTILA ANTES: No treinamento você ganha uma apostila e sim, é preciso ler a apostila toda. Em duas horas você faz isso! Leia tudo, entenda os conceitos pra ficar mais fácil. ITIL é cheio de nomes, siglas e termos. Já é muita coisa pra decorar, tente entender o que for possível. (obs: Eu, pra ajudar, fiz um resuminho)

FAÇA MUITO, MUITO SIMULADO: Essa é a melhor dica. Na prova que fiz, pelo menos 30% das questões foram repetidas. Ou seja, quanto mais simulados baseados na prova você fizer, mais fácil será. Simulados muito bons podem ser encontrados aqui.

Fazendo isso tudo ai não tem erro! 

A prova pode ser feita em Inglês, mas também já é possível realizar em Português do Brasil com tradução nota 5.3 (ruim/média). Ela possui 40 questões, você tem que acertar 23 para passar. A prova é feita somente em local autorizado, num computador separado, numa salinha pequena e também isolada. Existe um software que é a prova em si. Você vai marcando as questões e tudo o mais. A nota sai na hora e, caso passe, a certificação chega na sua casa em até 30 dias. 

Estou disponibilizando junto a esse post também um material muito bom para estudar. Esse material é composto de simulados completos, simuladores por tópico, uma apostila em português excelente (inclusive ótima pra quem não quer fazer o exame preparatório e sim a prova direto!), um tutorial para agendar a prova diretamente com a Prometric e um bom resumo de ITIL e seus conceitos. Baixe o material todo aqui.

Bom pessoal, acho que é isso por hoje então!

No início eu ficava muito curioso pra saber como eram os passos pra tirar uma certificação e não encontrava nada na internet escrito por quem fez. Enfim, espero que esse post seja útil pra você que quer tentar essa prova. E se for realmente tentar: BONS ESTUDOS PRA VOCÊ ENTÃO!

------------------------------------------
*Esse post é informativo. Toda a ínfima parcela do assunto tratada aqui corresponde a versão 3.0 do ITIL e tem haver somente com os conhecimentos que eu tenho até a data de escrita deste texto! Pesquisem outras fontes também!

41 Comentários - :

Fernando disse...

Eu não tinha interesse nenhum em fazer uma certificação ITIL, mas esse seu post despertou um grande interesse em mim. Vou procurar alguma empresa em Blumenau pra fazer isso.
Eu tinha (E ainda tenho!) interesse em fazer uma certificação de uma tecnologia específica, como LPI. Mas o fato de ITIL não expirar me chamou muuuuuuuuuuuuuuita atenção!!


OFF Topic:
Pela última imagem, com título "Profissional COM certificação ITIL", pude ver que serei um jogador profissional após certificado :D

mangue disse...

Hum, vou dar uma atenção a essa certificação depois de tirar minha LPI 202

Walmyr Carvalho disse...

Adorei seu post, Ciniro.
Muito obrigado pela ajuda, tentarei essa certificação no mês que vem, e suas dicas vão me ajudar. Se eu passar, volto pra te agradecer! =P
Parabéns pelo blog, bem bacana. o/

Alexsys disse...

ótimas dicas, eu particularmente tambem não me interessava muito por ITIL, até ter o asssunto relacionado em uma avaliação para vaga de emprego recentemente, vejo que empresar de tecnologia dão bastante valor a esta certificação.

Rafael Online disse...

Bom post,já conhecia a ITIL e tinha o interesse em tirar a certificação bem lá na frente mas agora devo adiantar um pouco as coisas.

Marcell Manfrin disse...

Olá,
Tenho que discordar com isso: "o certificado ajuda você a apresentar prova incontestável de competência". São difíceis os certificados que comprovam competência. O ITIL é uma certificação que comprova conhecimento! Competência é muito mais que apenas conhecimento.
Não estou dizendo que é uma certificação inválida, pelo contrário, é uma ótima certificação.

oandarilho01 disse...

Cara, te parebenizo pelo serviço prestado à comunidade! Parabéns pela postagem! Vou retomar os planos com ITIL.

Ciniro Nametala disse...

Prezados comentaristas do CINIRONET!
Fico feliz em poder ajudar a todos.
Continuarei com postagens do gênero!

Abraço a vocês

Perguntinh disse...

Muito legal! Adorei as fotos da pessoa com e da sem certificaçãooo!!!! kkkk

Mas só uma dica para quemn estiver interessado, fiquei sabendo que na Tener, vai ter agora o treinamento ITIL V2 Manager, que prepara para a certificação....quem estiver interessado, pode acessar o site deles e fazer a inscrição ou ver mais informações a respeito do curso, instrutor...etc...Ainda não conheço o instrutor, é o Luiz Gimenez, se alguém conhecer...bom, mas parece que vai ser bom,e várias pessoas já estão procurando e se inscrevendo...

Para quem quiser:
Fone: (85) 3133-1353
e-mails: carla.denise@tener.com.br OU tenertreinamentos@gmail.com

VlW Galera!!!

Thiago Feijó disse...

Cara, nunca vi em outro lugar algo que fale tão bem e direto dos métodos para tirar certificação.

Muito grato pelas suas palavras!

Bruno Prado disse...

Concordo com você amigo!
Acabo de passar na ITIL® v3 e estou louco pra continuar as próximas certificações ITIL.
Sei que a que passei já me garante notoriedade no mercado de TI.

Marcelo Alcantara disse...

Se servir de dica, fiz um treinamento em um site wwww.issoe.com.br curso online, passei na certificação oficial, tanto v2 como v3, vale a pena conferir quem não pode pagar muito por um curso

Giovani Mattiollo disse...

excelente parabéns

Gabriel Erick Silva disse...

obrigado ajudou muito

Gabriel Erick Silva disse...

obrigado pela ajuda

Rene disse...

Boa tarde Ciniro, vou fazer o curso dia 29 e 30 pela trainning.. Gostaria de baixar o material que você disponibilizou mas o link está corrompido, tem como postar o link novamente?

Obrigado!!

Wiliam Miguel disse...

Muito bom cara! Obrigado, ajudou demais!!

CLEITON SIQUEIRA SANTOS Siqueira disse...

Poxa cara muito legal o seu post ...agora vou estudar pelo os materiais que vc forneceu....e quando eu passar eu deixo um alô aqui.

Parabéns.

Unknown disse...

Muito bom o post, porem o link com o material está corrompido. Você teria outro link ?

Gabriel de Assis Sá disse...

Muito obrigado esse post me interessou ainda mais a fazer a certificaçao de ITIL.

Gabriel de Assis Sá disse...

Ótimo você poderia ver o link do material não esta acessível.
obrigado

Renato Ruis disse...

vc é muito amostrado bixin, humildade sempre.

Murilo Aggio disse...

pode me enviar o material por favor não consigo baixar no link que passou

murilo_bui@hotmail.com

Ricardo Aguiar disse...

Muito bom o artigo, parabéns!
Você poderia me encaminhar o material de estudos por gentileza? No link não estar mais disponível.

ricardoagfreitas@hotmail.com

Grato!

Dani Araújo disse...

Olá Ciniro,

Você poderia enviar para o meu e-mail o material de estudo?

danni.araujo@gmail.com

Obrigada!

Marcao disse...

Olá Ciniro!
Obrigado por compartilhar suas dicas! o Link está quebrado...você tem ainda o material pra enviar ? se sim, poderia enviar pra marcosdpetry@gmail.com?

Obrigado e um abraço!

Rogério Tavares disse...

Opa Ciniro!

Muito bom seu post, estou pensado em me certificar, você me consegue via e-mail o material? pelo link não consegui.

rogeriortsweb@gmail.com

Abraço!

Romario Moreira disse...

Você poderia me enviar o materia da ITIL.

Email romariomoreira30@gmail.com

Rafael Ambrosio disse...

Olá Ciniro, tudo bem?

Você poderia enviar para o meu e-mail o material de estudo?

fael.aam@gmail.com

Obrigado!

Juliana T. Menezes disse...

mande o material p mim tb, por favorzinho?

jutelles@gmail.com

lili nay disse...

Muito bommmmmmmmmmmm,pretendo tirar essa certificação,pra poder também aumentar o meu salário,que hoje não passa de 700,00 reis.Pode me enviar as apostilas pro meu email? eliane-nunes-silva@hotmail.com

Rômulo Cruz disse...

Acabei de tirar o ITIL Foundation e recomendo muito. Concordo com as palavras do Ciniro, vale a pena o esforço. Mas pra tirar tem q estudar muito e fazer muitos simulados, pq a matéria é longa e bem cansativa. Cheguei a fazer vários resumos da matéria e fazia vários simulados pra "conhecer" o nível de dificuldade da prova. Quem não sabe onde estudar, procurem a Ti.exames. Só colocar no Google tiexames. fiz o treinamento por lá, totalmente on-line, é válido por 1 ano e pode ser acessado a qualquer hora. Assim que terminarem os estudos, já vão marcando a prova e fazendo simulados. Boa sorte galera!

Paulo Prudencio disse...

Excelente artigo, eu recomendo muito os cursos online pelo custo benefício. Vale muito a pena.

Marcelo Portela disse...

Pode me enviar o material por e-mail...
portela.infor@gmail.com

WILLIANS LUIZ disse...

Show de bola,

Vc Pode me enviar o material, pois o link está quebrado.
profwlg06@gmail.com

WILLIANS LUIZ disse...

Show de bola,

Vc Pode me enviar o material, pois o link está quebrado.
profwlg06@gmail.com

Karine Araujo Rodrigues disse...

Obrigada pelas dicas,

Pode por favor enviar o material para meu e-mail: karine.ar1978@gmail.com

Atenciosamente,
Karine Rodrigues.

Andre disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tadeu Baki disse...

Boa tarde favor enviar-me o material mais atual para tadeubaki@gmail.com

Rodrigo Lima disse...

Olá Ciniro, como vai?
Parabéns pelo post, realmente mto bom!
Vc poderia me enviar um link válido para baixar os materiais, ou me enviar direto por e-mail? - rodrigords.lima@gmail.com

Obrigado!
Rodrigo Lima.

Unknown disse...

a prova e online?

Postar um comentário

Por favor! Comente! Pode ser qualquer coisa!